29/2/08

L'Orgue del Mar

L'orgue del mar, ciutat de Zadar, Croàcia.
Ens ho ha fet arribar la Mercè Guixot i ens sembla ben curiós! Hem preservat l'idioma original perquè s'enten perfectament, i li dóna un punt d'exotisme:

Órgão do Mar - na cidade de Zadar, Croácia
Situado na costa de Zadar uma cidade da Croácia, encontramos o Órgão do Mar, degraus cravados em rochas que têm em seu interior um interessante sistema de tubulações que, quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, criam notas musicais, sons aleatórios.
Criado em 2005 e ganhador do prêmio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space), o Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vêm escutar uma música original que traz muita paz. O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr-do-sol, o que agrada ainda mais as pessoas que visitam a localidade. Zadar é uma bela cidade litorânea da Croácia e foi duramente castigada durante a 2º Guerra Mundial. A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento.
As lacunas no concreto servem para o Órgão 'respirar' e também para levar os sons criados nas tubulações.
São vários os links, onde você pode ouví-lo. Aqui um deles:
http://www.youtube.com/watch?v=4nISG7iBk-A&feature=related

Cap comentari:

Publica un comentari a l'entrada